Pesquisadores do TRIL apresentam trabalho sobre climatização em ambientes hospitalares em congresso internacional

/ novembro 26, 2021/ Publicações técnicas

Camilo Alves, doutorando no TRIL e orientando do Prof. Gustavo Oliveira, participou do 26o. Congresso Internacional de Engenharia Mecânica – COBEM 2021 apresentando o artigo intitulado Analysis of Indoor Ventilation in a Pneumology Ward at the Lauro Wanderley University Hospital, Brazil.

Neste artigo, foram estudadas as características do escoamento gerado por sistemas de ar-condicionado em uma enfermaria do Hospital Universitário (da UFPB) Lauro Wanderley – HULW por meio de dinâmica dos fluidos computacional (DFC). Voltado à busca de melhores condições de climatização, análise de transmissão viral e conforto interno em ambientes hospitalares, o trabalho desenvolveu-se no contexto do controle de engenharia como parte de projeto interinstitucional em parceria com UERJ e UFRJ, para o enfrentamento da Covid-19 e visa contribuir com subsídios para melhores projetos de layout, infraestrutura e combate a futuros sinistros epidemiológicos.

Imagem: Contornos de velocidade no plano central x-z de enfermaria do HULW, por Camilo Alves et al.

Atribuição: Licença Creative Commons CC BY SA.