TRIL apresenta pesquisa sobre modelagem computacional para projetos de armazenamento de CO2 no XXV ENMC

/ outubro 29, 2022/ Eventos, Publicações técnicas

O Brasil apareceu no recente Global CCS Institute’s Status Report 2022 como um país relevante nas Américas para liderar iniciativas de captura e armazenamento de carbono, especialmente na redução de 40 Mtpa até 2025.

Seguindo nossos estudos neste tópico, de 19 a 21 de outubro, apresentamos o artigo “Analysis of injectivity functionals based on static and dynamic parameters for CO2 storage projects” (Análise de funcionais de injetividade baseados em parâmetros estáticos e dinâmicos para projetos de armazenamento de CO2, em tradução livre) no XXV Encontro Nacional de Modelagem Computacional (ENMC), realizado virtualmente.

O artigo é de autoria do doutorando Wilker Lima e tem a participação de Yhasmim Tigre, aluna de iniciação científica. O trabalho orientado pelo Prof. Gustavo Oliveira também contou com a colaboração do Dr. Abouzar Mirzaei-Paiaman, hoje pesquisador na universidade americana Texas A&M.

Imagem: Simulação numérica de injeção de CO2 em tempo geológico (cerca de 5000 anos) no modelo de reservatório COSTA.

Atribuição: Silva, J. W. L. et al. “Analysis of injectivity functionals based on static and dynamic parameters for CO2 storage projects”, XXV ENMC, Brazil.