Novo artigo científico do TRIL publicado em parceria com a UFPE aplica otimização para resolver problema de perfuração direcional

/ outubro 24, 2023/ Publicações técnicas

Em tempos de transição energética, muito se tem falado sobre a necessidade do equilíbrio entre a sustentabilidade proveniente deste processo e a garantia do suprimento energético. Espera-se que a cadeia de petróleo e gás nos próximos anos reduza sua fatia no mix energético nacional para dar espaço a novas fontes, mas sua contribuição ainda é imprescindível. O despontar das atividades na Margem Equatorial, no norte do país, por exemplo, vem abrindo um horizonte de nova fronteira que pode tornar-se viável para trazer mais benefícios para o país.

Neste sentido, o TRIL Lab continua desenvolvendo pesquisa holística em estratégias de posicionamento de poços que não só contemplam processos de upstream e wildcating, mas também se estendem para recuperação avançada e abatimento de CO2. 

O artigo Optimal path planning for directional wells across flow units’ many-targets, que acabamos de publicar no JPEPT, integra otimização e petrofísica para determinar caminhos ótimos para poços direcionais sob restrições de projeto através de um Directional Drilling Steering Problem. De autoria de Clarissa Borges, doutoranda em Engenharia Mecânica, com grandes contribuições do Prof. Walton Coutinho, da UFPE, o trabalho é mais uma marca internacional do TRIL Lab para o desenvolvimento de nossa ciência e das pessoas.

Confira a íntegra do trabalho clicando aqui.

Imagem: Jestem geologiem, pracuję w Państwowym Instytucie Geologicznym – PIB / Pixabay

Share this Post