História

No início de 2017, alguns professores do Departamento de Computação Científica da Universidade Federal da Paraíba iniciaram um projeto focado em desenvolver soluções para o setor de óleo e gás (então chamado Laboratório de Modelagem em Engenharia de Petróleo – LaMEP). Com uma formação interdisciplinar em cursos do eixo STEM, tais como matemática, engenharia e física, eles desenvolveram vários projetos e publicaram materiais relevantes no estado-da-arte científico. Com o passar dos anos, concluiu-se que o planejamento estratégico do grupo precisava ser remodelado para se alinhar às tendências globais e locais. Após um longo período de discussão, eles decidiram por uma reformulação. Assim, em 2021, o LaMEP tornou-se o Laboratório TRIL.

Foco

Entendemos que a recente onda trazida pela inteligência artificial e por uma economia baseada em dados tem nos levado a novas oportunidades de pesquisa que não substituem os campos tradicionais de estudo, mas agregam valor a eles. A proposta do TRIL repousa sobre uma tríade conceitual que deu origem ao seu nome: COMPREENDER, MODELAR e RESOLVER (em inglês, SEIZE, SHAPE and SOLVE). Este modelo holístico “3S” pretende implantar um portfólio de soluções para setores estratégicos da nossa economia e sociedade.

Com base em pesquisa, desenvolvimento, inovação, transferência de tecnologia e pessoas, nossos ativos mais valiosos, temos a ambição de entregar soluções para fins específicos na faixa de 4 a 6 na escala de Nível de Maturidade Tecnológica (do inglês Technology Readiness Level, ou TRL). Ou seja, produtos mínimos viáveis ​​que chegam na fronteira da testagem comercial.

Nosso foco é ciência e engenharia computacional, e nos esforçamos para fazer o melhor para nossos colaboradores. Ciência e Engenharia Computacional (do inglês Computational Science and Engineering, ou CSE) é um domínio do conhecimento que utiliza métodos, técnicas e recursos computacionais para estudar problemas relevantes que emergem no seio da engenharia, ciência e sociedade, mas impossíveis de serem resolvidos apenas por meio de experimentos convencionais. Para alcançar o máximo que a CSE pode entregar, assumimos um know-how que engloba: métodos matemáticos, dinâmica de fluidos, simulação numérica, computação de alto desempenho, análise de dados, aprendizado de máquina, prototipagem de software, além de outras habilidades e competências em áreas afins.

Missão

“Produzir pesquisas de alta qualidade no estado da arte da engenharia computacional, conversíveis em soluções tecnológicas e transferíveis a atores externos para o bem-estar da sociedade.”

Visão

“Ser um laboratório de referência em pesquisa, desenvolvimento e inovação em modelagem e prototipagem de soluções tecnológicas de alto valor agregado no âmbito da engenharia computacional.”

Valores

  • Foco em pessoas e no desenvolvimento profissional
  • Competitividade intelectual de nossa universidade
  • Expansão do portfólio de parcerias e cooperação com os setores público e privado
  • Defesa de investimentos perenes em ciência e tecnologia